Garagem Provisória - Briefing - EMEFM Professor Derville Allegretti

EMEFM Professor Derville Allegretti

Blog destinado aos Alunos e Ex-Alunos, Funcionários e demais pessoas que passaram pela Escola Municipal Professor Derville Allegretti,localizada na zona norte de São Paulo desde 1970 até os dias atuais.

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FRASE DO DIA

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26/02/2015

Garagem Provisória - Briefing

Aqui será reproduzida uma cópia do Briefing do Garagem Provisória, produto fictício elaborado pela MAP e apresentado na FEIRA em 1999.



Os dados abaixos sao referentes ao produto desenvolvido pela MAP - Megalomania Assessoria e Producoes.

Empresa: Megalomania Assessoria e Produções
Gênero: Programa de TV – Ao Vivo.
Nome: Garagem Provisória
Estréia16 de Abril de 2000. S. Paulo, Capital e Interior.
Apresentação: Todos os domingos a partir das 14:00 horas.

O Programa

Garagem Provisória é um novo programa de televisão, produzido pela MAP – Megalomania Assessoria e Produções, que tem como função divertir, entreter, informar o público jovem e lançar a nossa empresa no mercado de produtoras. O programa será centrado em debates, entrevistas e reportagens atuais, que tem como objetivo tornar o jovem brasileiro mais participativo e informado.

Sua estréia está prevista para o dia 16 de abril de 2000. Entrará em exibição todos os domingos a partir dessa data, às 14:00 horas na TV Atitude, uma nova emissora aberta, que tendo os padrões da TV Futura, já alcançou o 3º lugar em índices de audiência com sua programação. Sua veiculação será somente no estado de S. Paulo.

Com a intenção de conquistar o público jovem, a equipe de implantação de projetos e a Coordenadoria Geral de Projetos, adotou um visual despojado e aconchegante que se caracteriza na temática de uma garagem. A supervisão de Criação adotou tons neutros para compor a estrutura do ambiente e junto a ela foram se adaptando objetos que se tornassem facilmente assimilados pelos telespectadores, como:
  • Equipamentos esportivos: skates, bicicletas e pranchas que causam uma rápida assimilação pelo público, além de demonstrar um ambiente despojado.
  • Equipamentos eletrônicos: televisores, vídeos, aparelhos de som e computador destacam-se ao mesmo tempo por trazer uma sensação de conforto, tecnologia e principalmente informação.
  • Outros Objetos: pufs, almofadas, tapetes, murais, etc., tem como objetivo trazer para o ambiente frio e mecânico, um clima aconchegante de um quarto ou de uma sala como ponto de encontro dos jovens de hoje. Outros objetos característicos de uma garagem como pneus, carcaça de carro e ferramentas trazem o cenário real de uma garagem, chamando a atenção visual do público.
Já seu nome Garagem Provisória se encaixa perfeitamente com o composto do programa: Garagem – Caracterizado pelo seu cenário, e pelo fato de ser o local onde os jovens se encontram para bate-papos, montam suas bandas etc. Provisória porque a cada programa será debatido um assunto de uma maneira descontraída e sem regras específicas para cada debate, satisfazendo assim o nosso público-alvo. Além desses fatores o nome possui fácil pronúncia e fácil memorização e eficácia para a publicidade sendo adaptável a qualquer veículo ou meio de divulgação.

O nosso maior ponto positivo estará no próprio programa, que além de ser jovem e descontraído, destaca-se por apresentar um cenário, que apesar de aconchegante, possui um design diferenciado e inovador, estimulando a prolongação de seu ciclo de vida, atendendo à sazonalidade do mercado. Será exibido aos domingos, entre as 14:00 e 15:00 horas, que de acordo com as pesquisas realizadas, será um horário de grande aceitação, principalmente na emissora TV Atitude, a qual não possui nenhum programa direcionado ao público jovem e tem a 3º posição no IBOPE, sendo essa emissora um novo canal aberto e educativo nos mesmos moldes da TV Futura. Como ponto negativo temos o fato de que o Garagem é um programa novo na televisão brasileira, sendo assim poderemos enfrentar várias dificuldades como conseguir audiência, ou mesmo patrocinadores e anunciantes durante sua exibição.

Sinopse do Programa
"Programa Garagem Provisória"

Garagem Provisória é o novo programa de debates e entrevistas que visa a participação, informação e formação de nossos jovens, que não têm nenhuma alternativa para os finais de semana.

Garagem Provisória foi a melhor opção que a empresa MAP – Megalomania Assessoria e Produções S/C Ltda encontrou para satisfazer o grande público jovem que está carente de boa informação.

Garagem Provisória terá os melhores apresentadores de programas jovens que temos no mercado, pois será um programa de jovens para jovens, apresentado por jovens. Percebendo o detalhe importante de que existe uma certa falta de programas jovens, direcionados para jovens e apresentado por jovens, a MAP treinou seus melhores apresentadores para suprir essa carência do mercado.

Garagem Provisória Está centrado sobre debates, entrevistas e reportagens de temas da atualidade, que acabam por confundir e atrapalhar a formação dessa "nova" sociedade que será formada por todos os jovens de hoje.

Garagem Provisória tem como proposta para possíveis patrocinadores a tarefa de estar colocando seus produtos em ótimo destaque, levando a imagem adequada de juventude para dentro da juventude.

Formato do Programa

Objetivo:
Ter como foco principal, o público jovem com idade entre dezesseis à vinte e cinco anos, das classes sociais B e C em primeiro plano, tendo respaldos na classe A. Formatado para se encaixar nos finais de semana, onde há uma falta de programas voltados para os jovens no intuito de formar, informar e entreter, especialmente para jovens que trabalham e estudam, tendo somente os finais de semana como opção de diversão.

Mensagem
Passar uma mensagem cultural de formação e informação. Mostrar que o jovem tem opinião (através dos debates), e que o mercado cultural para eles está cada vez mais inovador ( com reportagens, enquetes, mostrar o que "acontece" no mundo do jovem, formatando um tipo de agenda cultural ).

Formatação
Nome: Garagem Provisória
Cenário: O cenário se passa dentro de uma garagem, que serve como ponto de encontro para os jovens, onde eles podem se reunir para conversar e discutir .

Dia, horário e duração:
Dia: domingo.
Horário: Entre 14 e 15 horas.
Duração: 35 minutos ( 40 minutos com inserções comerciais ).

Quadros:
  • Reportagens:
Este quadro apresenta reportagens atuais sobre os temas a serem debatidos. Será apresentado no início do programa.
  • Debate
O programa está totalmente centrado em debates, onde estaremos discutindo questões polêmicas que giram em torno do contexto social do público alvo, tendo a possibilidade de contar com a presença de personalidades.
  • Enquetes
De acordo como tema em debate, vamos fazer enquetes com pessoas nas vias públicas ( ruas, shoppings, praças, faculdades, bares, etc.)
  • Acontece
Tomadas externas que testemunharão eventos culturais, esportivos e políticos ( como feiras, exposições, peças teatrais, festivais musicais, passeatas, seminários, eventos esportivos, etc.).
  • Agenda
Tomada interna onde os apresentadores vão falar para o público, com o auxílio de caracteres, dias e horários de eventos culturais que vão acontecer durante a semana.


Blocos:
Vinheta de abertura

1º bloco
Duração: 8 minutos.
O programa começa com uma música tema, relacionado com o assunto em debate, em um clima acústico ( somente violão e voz ). Os apresentadores se apresentam, apresentam também os convidados e depois o tema em questão. Em seguida entra a reportagem sobre o assunto que dará início à discussão, colocando uma questão em debate.
Intervalo: 3 minutos

2º bloco
Duração: 10 minutos.
Começa a discussão do tema em debate ( todos os jovens, apresentadores e convidados estarão fazendo perguntas sobre o assunto proposto) . No meio da discussão será apresentada a enquete, onde serão vistas e discutidas as opiniões do público na rua.
Intervalo: 2 minutos.

3º bloco
Duração: 17 minutos.
Começa o terceiro bloco com o quadro ‘Acontece’ , segue o debate que será concluído, e ao final do bloco, o apresentadores fecham o programa com a ‘Agenda’ que termina com a música tema, de pano de fundo para a apresentação da ficha técnica e agradecimentos.

Plus
Como Plus o Garagem Provisória possui o fator de ser um programa jovem apresentado aos domingos. De acordo com as pesquisas realizadas, o mercado televisivo está carente de opções aos domingos, principalmente de algum programa que satisfaça o jovem. Existe portanto vários programas dedicados ao público jovem, mas estes não possuem um formato adequado, sendo muitas vezes banais, ou mesmo apelativos. O Garagem Provisória foge a essa regra, sendo um programa jovem que procura valorizar a inteligência e a cultura do telespectador, abordando assuntos inteligentes, mas de maneira que as abordagens não sejam superficiais, fazendo com que o telespectador interaja com o programa.

Concorrência
Encontramos um mercado competitivo caracterizado por aspectos crescentes com a execução de projetos eficientes em nosso segmento, mas por sua vez são programas muito restritos, apelativos, restritos, com grande exagero comercial e que não esclarecem o tema debatido de uma forma clara e completa.

Diante dessas características a MAP analisou seus concorrentes de forma completa, a fim de que não ocorra os mesmos erros no Garagem Provisória.

Podemos ver abaixo os principais concorrentes diretos:

Barraco MTV - Terça-feira às 17:00 Horas
Direcionado ao público adolescente de classe média. O programa consiste em 11 pessoas ( dez convidados e um apresentador), debaterem assuntos polêmicos e atuais. É um programa ao vivo, que possibilita a participação direta do público, através de telefonemas, mensagens no pager, e também e-mails. Principal ponto positivo: Aborda o tema de uma maneira ampla e real, tendo contato com os telespectadores.
Principal ponto negativo: Muitas vezes o debate fica confuso, deixando o telespectador também confuso.

Como proposta o programa quer informar ao telespectador, de uma maneira descontraída, estimulando a participação em assuntos polêmicos ocorridos no dia a dia.

Programa H – Segunda à Sexta-feira, 21:00 Horas.
Direcionado para adolescentes de classe média e média alta, que procuram diversão. O programa consiste em participações de convidados famosos, atrações musicais, brincadeiras e reportagens diversas. Às segundas o formato muda e é apresentado o H na Lavanderia, onde o público discute assuntos polêmicos. Principal ponto positivo: Com atrações musicais e reportagens interessantes mostra um lado divertido, não sendo monótono. Principal ponto negativo: É um programa extremamente comercial e apelativo, favorecendo a alienação do público. Sua proposta é abordar o público de maneira descontraída, procurando oferecer diversão.

Programa Livre – Segunda à Sexta-feira 15:45 Horas.
Direcionado ao público adolescente, mas já conquistou outros públicos, como mulheres na faixa de 40 anos. Não está em sua melhor fase. Às sextas o programa muda de formato e apresenta uma disputa entre dois convidados. Principal ponto positivo: É um programa de entretenimento que oferece também informação. Principal ponto negativo: A mudança do apresentador Sérgio Groisman, por pessoas de outros núcleos da emissora transformaram um programa harmonioso em um programa sem nexo algum. Proposta: Trazer entretenimento e informação através de entrevistas feitas aos convidados e participação da platéia presente.

Turma da Cultura – Segunda à Sexta-feira 19:30 Horas.
Direcionado principalmente ao público pré-adolescente, mas também assistido pelo público adolescente. São abordados vários assuntos de maneira informal. Sendo ao vivo permite a participação dos telespectadores, através de Fax, e-mail, cartas e enquetes. Principal ponto positivo: É um programa que possui um bom formato, sendo dinâmico e informativo. Principal ponto negativo: Os assuntos são discutidos de forma superficial, não esclarecendo bem o tema.

Target
Nosso Target, como já foi dito antes, tem idade entre 16 e 23 anos, das classes A, B, e C. De acordo com as pesquisas realizadas nosso público alvo tem como preferência musical o Rock, seguido pelo Pop. Sendo assim existe uma tendência de haver uma abordagem maior do Rock e Pop como músicas utilizadas no programa. Esse público com o qual trabalhamos busca diversão e informação de forma criativa em um único programa.

Objetivos de Mercado
Mesmo com os altos custos que a nossa produtora vem obtendo para a realização deste trabalho, espera-se uma recuperação dentro de um prazo médio de tempo, com o lançamento do programa Garagem Provisória, onde o nosso faturamento será através do projeto de merchandising adotado para o programa.

Espera-se também que com a margem de lucro mensal de exibição do programa, possamos equilibrar os custos fixos de nossa produtora, e também proporcionar maior desenvolvimento no mercado.

A MAP abrirá espaços no programa para o maior número possível segmentos diferenciados de empresas interessadas em anunciar seus produtos ao nosso público alvo, na domingo à tarde. Para esse projeto de Merchandising será estipulado pelo departamento comercial um plano de desenvolvimento comercial adaptável a cada projeto que determinará cotas necessárias de merchandising para alcançar a margem de lucro que a MAP necessita. Para alcançarmos as devidas metas de merchandising a MAP partiu do seguinte princípio: "Igualar o potencial do programa com o potencial da produtora, passando em seu lançamento toda a imagem de inovação e grandeza a nossos possíveis futuros clientes."

Objetivos de Comunicação
Temos como objetivo maior objetivo de comunicação, o conhecimento do programa pelo nosso público, promovendo entre os telespectadores a preferência por assistir o nosso programa. A fixação da imagem do programa deverá ser conseguida num prazo máximo de quatro meses. A comunicação utilizada deverá ser direta e específica. As peças devem chamar atenção, com cores, entre outros, para que o público realmente sinta-se convidado a assistir o programa. Deverão ser destacados nas peças publicitárias o fato do programa abordar assuntos inteligentes e ótimas atrações.

Desse modo pretende-se também atingir a projeção de mercado que já foi proposta.

Mídia
Em relação a mídia, os meios recomendados são diversos, mas que por sua vez propiciam um destaque ótimo ao anúncio. Podemos citar por exemplo o caso de Outdoors, que dão um destaque ótimo ao anúncio, atingindo um grande número de pessoas, por um preço relativamente baixo. Ainda temos vários tipos de revistas onde podemos abordar o nosso target. Na revista temos a vantagem de podermos veicular um anúncio mais completo, pois o leitor terá o tempo necessário para lê-lo. Com as revistas poderemos atingir todas as praças desejadas, visto que sua circulação é na maioria das vezes nacional. A televisão vai ser usada com a vantagem de ter uma ampla cobertura de regiões. Outras mídias, como os busdoors, são adequadas pelo seu alcance, apesar de restritos a algumas praças.

Promoção e Merchandising
Possuímos um projeto de merchandising destinado ao programa Garagem Provisória , que tem como proposta fazer com que todos os produtos anunciados tornem-se parte da personalidade do jovem telespectador.

O Cenário


Esta é a foto base do cenário final.


A união perfeita entre logo e cenário.



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