Briefing da MAP 1999 - EMEFM Professor Derville Allegretti

EMEFM Professor Derville Allegretti

Blog destinado aos Alunos e Ex-Alunos, Funcionários e demais pessoas que passaram pela Escola Municipal Professor Derville Allegretti,localizada na zona norte de São Paulo desde 1970 até os dias atuais.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

FRASE DO DIA

- PUBLICIDADE -

24/02/2015

Briefing da MAP 1999

Briefing da MAP 1999

Abaixo transcrevo uma cópia da página que publiquei no site da MAP de 2000, desativei o site faz anos mas mantive os arquivos guardados, hoje tenho a intenção de aos pouco ir compartilhando partes do site aqui. Boa Diversão! 

OBSERVAÇÃO:
Os dados abaixos se referem a empresa fictícia do 3° MB no trabalho de graduação no curso técnico de Comercialização e Mercadologia, da EMEMF Prof° Derville Allegretti, no ano de 1999.



MAP – Megalomania Assessoria e Produções

Esta empresa é uma prestadora de serviços. Ela presta serviços na área de produções televisivas, ou seja, é uma produtora independente, mas além disso também presta serviços de assessoria e marketing. Entre os serviços que presta podem se destacar na área de produção artística: programas para TV, clipes musicais, documentários, publicidade etc. Já na área de Assessoria de Marketing, um plano de comunicação, pesquisas de aceitação, entre outros, para cada projeto a ser realizado.

Está localizada no bairro de Vila Mariana, à rua Joaquim de Almeida n.º 250. Possui um centro de planejamento com escritórios de criação, computação gráfica, um estúdio de sonorização, ilhas de edição, estúdio de filmagem com camarim, e ótimos profissionais muito bem qualificados.

Como todas as empresas temos pontos positivos e negativos. Podemos destacar como pontos positivos, o fato de sermos uma produtora limitada somente ao mercado televisivo, fazendo com que toda a sua dedicação esteja voltada para uma só área de atuação. Temos também o fato de sermos uma das poucas empresas na área a prestar serviços de sustentação dos projetos que desenvolve. Outro fator é que a maior parte de emissoras de televisão abertas, tem como objeto de lucro, a venda de seus horários para produtoras independentes, lembrando que todos os projetos são feitos em parceira com produtoras, reduzindo custos e mantendo a qualidade.

Como pontos negativos temos o fato de sermos uma empresa que está começando suas atividades agora. Também teremos os altos custos de seu projeto de lançamento (o programa Garagem Provisória), e a dificuldade em alcançar números no Ibope, o que trará anunciantes e apoio financeiro.

A imagem que queremos que seja passada para o mercado é a de Inovação e Grandeza. A MAP é uma produtora jovem audaciosa, inovadora e dinâmica, que busca sempre o melhor nos projetos que desenvolve. Estando ciente que cada projeto e cada cliente são únicos, a MAP trata cada um com a individualidade que merece.

Mercado

A tendência do mercado televisivo brasileiro é de seguir o que já vem acontecendo nos EUA: Abrir espaço para as produtoras independentes nos canais abertos e por assinatura. Isso realmente vem acontecendo, pois baseados em pesquisas de aceitação, especialistas chegaram a conclusão de que quando só as transmissoras produzem, há apenas uma opinião sendo vinculada.

O mercado brasileiro de produtoras ainda não tem condições de comprar horários, como no mercado externo, por isso muitos são feitos em conjunto por emissoras e produtoras, com o objetivo de reduzir custos.

Atualmente algumas emissoras trabalham em co-produções com emissoras que após essa união viu seus custos caírem e seu Ibope aumentar. Isso realça a tendência de que muitas produtoras, incluindo a MAP, possam entrar nesse restrito mercado que antes só era habitado por grandes centros de produções como o Projac e o Complexo Anhanguera.

Consumidor

Nossos consumidores em sua maioria são empresas onde os responsáveis por suas tarefas de publicidade procuram uma maneira de anunciar seus produtos com qualidade e custos relativamente mais baixos. Podem ainda ser agências de publicidade que procuram produtoras para a filmagem de seus anúncios, e também gravadoras, ou mesmo cantores e grupos musicais, que precisam ou querem gravar um clipe musical. Ainda temos as emissoras de televisão que procuram parceria para a criação de programas, documentários, etc. Em todos esses casos os profissionais responsáveis pela contratação de nossos serviços são, em sua maioria homens de classe social alta que procuram a qualidade, dando valor à tecnologia de ponta, respeito aos prazos estipulados, e também profissionais qualificados.

Comercialização dos serviços

A MAP trabalha com uma política de comercialização onde os preços só poderão ser definidos após um orçamento feito com base nos dados fornecidos pelo briefing do cliente. O briefing será analisado e viabilizado pela coordenadoria geral de projetos artísticos, e após isso será feita uma reunião com o cliente para que haja os esclarecimentos necessários e a aprovação do projeto.

A MAP reserva-se no direito der não aceitar o pedido de projetos cujo conteúdo promova qualquer tipo de discriminação social, racial ou política.

Concorrência

Como principais concorrentes temos:
  • As agências de propaganda que mantêm estúdio próprio.
  • Emissoras de TV que possuem assessoria de Marketing interna.
  • Produtoras em geral.

Plus

Nosso plus se concentra no fato de nossa empresa fornecer aos clientes total assistência em assessoria de marketing, depois da realização do projeto, podendo fornecer pesquisas de aceitação, etc., reavaliando sistematicamente os objetivos de comunicação e políticas básicas da função de marketing de cada projeto. Assim podemos detectar as possíveis falhas ou pontos críticos fazendo assim uma reformulação do projeto.

Objetivos mercadológicos

O grande objetivo mercadológico da MAP, tanto a curto, quanto a médio e longo prazo será reunir esforços competitivos no sentido de lançar, ampliar e manter a participação de nossa empresa no mercado. Para isso será necessário coordenar todos os componentes e técnicas considerando a função de marketing dupla:
  • Encontrar o caminho mais curto que leve ao mercado nossos serviços.
  • Introduzir nossos serviços e fazer com que o maior número de empresas os solicitem, correlacionando o conhecimento e a distinção das variáveis controláveis e incontroláveis nas decisões de marketing da MAP.
Ao introduzirmos nossos serviços no mercado os investimentos serão concentrados no lançamento de um programa de televisão direcionado ao público jovem (Garagem Provisória). Nesse lançamento demonstraremos aos nossos possíveis clientes toda a nossa qualidade e capacidade de produção, tanto na área de marketing, quanto na própria área de produção televisiva.

Objetivos Publicitários

Em nossas peças publicitárias, pretendemos passar a imagem de nossa empresa, sua seriedade e capacidade de produção, além da inovação que ela vem propondo com seus serviços de Assessoria em marketing. Não deve ser destacado em nossas peças o fato de sermos uma empresa que está começando agora, ou mesmo passar uma imagem de falta de experiência. Apesar de sermos novos no mercado somos capacitados e eficientes, sendo isso o que deve ser transmitido.

Mídia

As mídias adequadas, devido ao público específico com quem lidamos seriam as revistas especializadas em assuntos de propaganda e produção televisiva, anuários da área, e ainda página na Internet.


Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

- PUBLICIDADE -