MAP - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICO - EMEFM Professor Derville Allegretti

EMEFM Professor Derville Allegretti

Blog destinado aos Alunos e Ex-Alunos, Funcionários e demais pessoas que passaram pela Escola Municipal Professor Derville Allegretti,localizada na zona norte de São Paulo desde 1970 até os dias atuais.

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FRASE DO DIA

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25/02/2015

MAP - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICO

Neste Post está o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICO fictício, a idéia era elaborar um modelo desta informação durante o ano de 1999 para apresenta-la em definitivo na Feira de Tecnologia que era realizada na última semana de novembro daquele ano na escola. Esta é a versão que disponibilizei no site em 2000... não sei se confere com a Versão apresentada na Exposição, a formatação do fundo do texto é uma referência a fonte e estilo adotadas na época do site.



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
EMPRESARIAL E MERCADOLÓGICO

Introdução

Este planejamento definirá as metas a serem traçadas para o ano de lançamento de nossa empresa, para que possamos controlar e evitar possíveis erros que venham a prejudicar-nos.
O planejamento que se segue foi elaborado pela diretoria geral e suas gerências com o auxílio de institutos de pesquisas, livros e profissionais especializados.

A Empresa

A MAP é uma produtora independente, especializada na área televisiva, que dará início a seus projetos a partir de dezembro de 1.999, em São Paulo, prestando serviços de Assessoria de Marketing e Produção Artística.

Localizado no Bairro de Vila Mariana, está o MAP Work Planing, Um centro de planejamento com escritórios de criação, computação gráfica, um estúdio de sonorização, ilhas de edição, um estúdio de filmagem com camarim e toda parte administrativa de nossa empresa, além de ótimos profissionais.

Estratégia Global da Empresa
A empresa usará como estratégia básica a boa integração dos funcionários para que haja um bom andamento do trabalho, realizando reuniões semanais, ou quando assim se fizerem necessárias, para que se façam entender e esclarecer dúvidas de qualquer área da empresa.

Organograma

A MAP irá trabalhar com um quadro operacional de vinte e nove funcionários, gerando por mês cerca de 80 empregos temporários, para produções que excedem nossa capacidade de produção.

Principais Sócios
Diretor Geral
Assessor
Coordenador de Projetos
Gerente Administrativo
Gerente Financeiro
Gerente de Vendas
Gerente de Marketing
Gerente de Criação
Gerente de Produção

Estrutura Organizacional



Diretoria Geral
Cabe a este órgão a definição política da empresa. A formulação de diretrizes, objetivos e novas iniciativas. O estabelecimento da estratégia da empresa, definição do orçamento e objetivo anual, com alocação de recursos chaves. Delegar as principais funções a cada gerência e a resolução de conflitos das mesmas. Elaboração de novas propostas e estudos de viabilidade. Planejamento estratégico de novos projetos e implantação de novos empreendimentos durante todas as fases.

Representantes:
Diretor Geral: Responsável por presidir reuniões gerais e de gerências, supervisiona todos os órgãos da empresa. Responde por todas a administração legal e executiva da empresa. Estuda negociações com clientes potenciais e possíveis parceiros. Define os investimentos da empresa, e faz o planejamento estratégico.

Assessor: Responsável por auxiliar o Diretor Geral, substituí-lo em reuniões e decidir pelo mesmo em sua ausência, faz agendamentos, influindo nas decisões políticas e estratégicas da empresa juntamente o Diretor Geral.

Coordenador Geral de Projetos: É responsável por coordenar, administrar , analisar e desenvolver todos os projetos, mantendo um contato direto com o cliente e com todas as gerências da empresa. Avalia toda a verba disponível para cada projeto. Utiliza-se de todos os órgãos da empresa para o desenvolvimento de todos o mesmo.

Gerência
Estabelecem normas de trabalho e coordenam o desenvolvimento de suas atividades para as demais supervisões. Tem autonomia para decidir assuntos pendentes e específicos da área em que atuam, bem como a participação em reuniões convocadas pela Diretoria Geral. Devem estabelecer um elo de comunicação entre si.

Gerência Administrativa
Cabe a esta gerência o planejamento e coordenação das Normas gerais da empresa, fiscalizando seu cumprimento. Preparar um sistema de comunicação; deve oferecer atividades de assistência ao desenvolvimento dos empregados . Deve abastecer os demais órgãos da empresa, como contratações, obtenção de materiais e demais recursos.

Representantes:
Gerente Administrativo: É responsável por toda a formação legal e administrativa da empresa, criando e estabelecendo metas dentro da área em que atua para o alcance dos objetivos gerais da empresa. Assegura todos os serviços de apoio e abastecimento às demais gerências. Define a política de salários e promoções, estabelece a regulamentação das Normas e Procedimentos gerais da empresa.

Supervisor de Recursos Humanos: É responsável pelos encargos sociais da empresa e supervisiona todo o quadro de funcionários. Estabelece o padrão de comunicação interna através de circulares, comunicados, reclamações ou sugestões dos funcionários que são recepcionadas por este setor. A seleção de pessoal, contratações de serviços terceirizados, locações de equipamentos, imóveis e seguros. Escolhe cursos onde a empresa e seus funcionários possam adquirir maior conhecimento, melhorando a qualidade de serviço.

Supervisor de Serviços Gerais : Deve coordenar a área operacional da empresa, ou seja, dar condições para sua sustentação. Para que suas funções possam ser executadas, controla uma equipe de funcionários destinados a manutenção da empresa; prestação de uma assistência inicial a todos os clientes e visitantes; e demais serviço para o abastecimento de todos os órgãos.
Equipe de Serviços Gerais: Essa equipe é formada por : Secretária, Recepcionista, Office-boy, Moto-boy, Motorista e Faxineira, que estarão cumprindo com as suas respectivas funções, trabalhando com o controle do Supervisor de Serviços Gerais.

Gerência Financeira
Cabe a esta gerência propor e executar a política financeira da empresa, coordenar a execução de orçamentos para acompanhar todos os serviços de tesouraria e contabilidade. Dirige todo o fluxo de caixa, garante recursos que serão solicitados pelas demais gerências para liberação de verbas. Faz o balanço patrimonial e o Plano de Investimentos da empresa, auxilia o Diretor Geral nos fundos de Aplicações e Investimentos da empresa.

Representantes:
Gerente Financeiro : Deve decidir os ativos em que a empresa deve investir, elaborar um planejamento e direciona os recursos financeiros. Acompanha e determina o capital de giro da empresa. Dirige o fluxo de entradas e saídas de recursos da empresa a fim de garantir que haverá recurso disponível no momento em que se fizer necessário o desembolso de caixa. Analisa orçamentos e fazer balanços.

Contador : Registra os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas da empresa. Reconhece as receitas no momento da venda e as despesas quando incorridas .É um serviço terceirizado.

Gerência Comercial
Cabe a esta Gerência definir as normas de comercialização, bem como, o preço de venda dos projetos. É responsável também por escolher eventos e exposições que a empresa visite. Coordenar todos os assuntos relativos as metas de vendas, e a outras funções da empresa, seguindo as diretrizes emanadas pela gerência administrativa.

Representantes:
Gerente Comercial: Responsável por toda a estruturação comercial da empresa, pela análise de custos e as normas de comercialização. Pela escolha dos eventos e exposições para a visitação da empresa. Desenvolve uma política de limite de créditos, garantias, prazos, condições e financiamentos para as vendas com o gerente financeiro.

Supervisor de Compra e Venda: Responsável pelo recebimento de todas as ordens de compras, pesquisas de orçamentos, e entrega dos materiais solicitados. Deve auxiliar o gerente comercial na análise da empresa e do mercado em que atua, relacionando a venda e seus serviços a política de comercialização da empresa e na estratégia de vendas dos serviços.

Contato Publicitário: É responsável por manter contatos com os clientes para fechamento de pacote de venda dos produtos. Deve agendar visitas a possíveis clientes, vender a imagem da empresa e seus serviços.

Gerência de Marketing
Cabe a esta gerência desenvolver o plano de marketing da empresa; tais como estratégias e custos, envolvendo todos os projetos a serem desenvolvidos pela empresa.
Gerente de Marketing: Responsável pela elaboração do plano anual de marketing, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo. Seguindo a política comercial da empresa, visando a lucratividade do projeto. Coordena as supervisões de Projetos Mercadológicos e Projetos Artísticos.

Supervisor de Projetos Mercadológicos: É responsável por todos os projetos de assessoria de marketing avaliando os objetivos de comunicação e políticas básicas de cada projeto., analisando , elaborando um plano de ação a curto, médio e longo prazo.

Supervisor de Projetos Artísticos: É responsável pela elaboração do planejamento de todos os projetos artísticos da empresa, analisando todos os pontos a serem considerados em cada projeto, tendo por obrigação conduzir todas essas informações a gerência de Criação e produção Artística para o desenvolvimento de todas as fases de produção.

Gerência de Criação e Produção Artística
Gerente de Criação e Produção Artística: Responsável por coordenar a utilização de todos os recursos que os projetos necessitarem, responder ao fluxograma e ao cronograma da gerência e estabelecer cronogramas. Supervisionar a seleção dos profissionais necessários, solicitando-os para a gerência de Recursos Humanos, obter os recursos materiais ( locações, cenários) para o desenvolvimento dos projetos, pedidos para a Supervisão de Compra e Venda. Supervisionar e aprovar ensaios, encenação e gravação dos projetos, respondendo diretamente ao Coordenador Geral de Projetos, gerenciando e estabelecendo um cronograma de implantação.

Assistente de Criação e Produção Artística: Responsável por coordenar a criação de roteiros, figurinos, e caracterização, projetar cenários e orientar a montagem do mesmo, pela edição da filmagem dos projetos e sonoplastia Para a execução de todas as suas funções conta com o auxílio de uma equipe.

Equipe de Criação e Produção Artística: Essa equipe é formada por: analista de Computação Gráfica, Editor, Sonoplasta, Arquivista, Téc. em equipamentos que executam as orientações dadas pelo Gerente de Criação e Produção Artística e são supervisionados pelo Assistente de Criação e Produção Artística.

Gerência de Produção
Cabe a esta gerência a execução do projeto em si, coordena todas as fases de produção seguindo toda a orientação planejada pela gerência de Criação e Produção Artística. , agendamento de gravações e coordenação das atividades de uma equipe de Produção que é terceirizada devido a especificação de profissionais que é exigido em cada projeto.

Gerente de Produção: É responsável pela direção geral de produções, define roteiros, elenco (atores, repórteres, apresentadores, convidados). Responde diretamente por todas as fases de produção: pré-produção, produção e pós-produção.
  • Plano de Comunicação 
  • Pesquisa de aceitação
Este tipo de serviço pode ser definido como uma reavaliação sistemática dos objetivos de comunicação e políticas básicas das funções de marketing de cada projeto.

De maneira geral essa reavaliação e controle serão adaptáveis a qualquer tipo de projeto televisivo, levando-se em conta que cada programa tem um público específico e pontos de merchandising já definidos, seguindo uma filosofia pré estabelecida por sua transmissora e devendo sofrer alterações que não ultrapassem essas características mas possam deixar para trás sua concorrência. Para isso a MAP criou um padrão de medidas de desempenho com cinco processos básicos:
  1. Desenvolver um plano de coleta de dados
  2. Coletar dados
  3. Preparar relatórios com diagnósticos ou plano de ação corretiva a curto, médio e longo prazo
  4. Apresentar e discutir relatórios
  5. Montar o plano de comunicação para resolver pontos críticos que geram índices baixos de audiência.
Produção Artística:
  • Programas para TV
  • Clips musicais
  • Documentários
  • Institucionais
  • Publicidade
Neste tipo de serviço podem ser definidas quatro etapas:
  1. Planejamento de Produção: elaboração do projeto, levando em consideração seu público alvo, imagem, merchadising, plus, etc
  2. Pré - produção: fase onde são feitos os levantamentos das necessidades gerais para a realização do projeto. Nessa hora serão contratados os roteiristas, que depois de elaborarem e terem o roteiro aprovado, juntamente com o diretor, escolhem os atores e ou apresentadores, equipe de produção, equipamentos e locais necessários para as filmagens. Há reuniões constantes com o produtor, diretor, equipe operacional, técnica e cenográfica onde sugestões e acertos serão feitos, norteando melhor as necessidades. É nessa fase que o orçamento geral é feito e aprovado pelo cliente.
  3. Produção: fase onde se estabelece a ação da realização do projeto. Cabe ao produtor montar um cronograma com todas as atividades de um dia de filmagem desde a hora de chegada, execução, almoço e finalização; locação de estúdio e providenciar todo o material necessário para a mesma e levar as fitas para edição.
  4. Pós - Produção: após a gravação do projeto, passa-se para a montagem do material, a edição. Ela requer, às vezes, alguns recursos como computação gráfica, efeitos, trilha sonora, dublagem, locução e outros. Depois de pronto o projeto é levado ao cliente para que possa ser apresentado e aprovado.
Publico Alvo
Nossos principais clientes serão as emissoras de TV de canal aberto, e principalmente de TV por assinatura, que adquirem melhores resultados artísticos e reduzem custos em sua produção. Teremos as agências de publicidade e propaganda de pequeno e médio porte, que dependem de uma produtora para a produção de filmes publicitários. Manteremos contato direto com empresas interessadas em realizar vídeos institucionais de apresentação empresarial, de produtos, de treinamento de funcionários, educacionais e etc; e com gravadoras para a realização de clipes musicais.

Mercado

Situação

O mercado artístico, encontra-se restrito a grandes e caras produções, todas feitas em centros de produção, cada vez mais aprimorados por suas emissoras. Porém são poucas que conseguem segurar o rápido e caro avanço tecnológico de seus equipamentos, fazendo com que o número de produtoras cresça cada vez mais, produzindo pequenos programas que já tomam quase cerca de 40% da grade de programação de algumas grandes redes, filmes publicitários e vídeos institucionais, para agências de propaganda e empresas particulares.

O mercado de TV paga deve crescer muito nos próximos anos. Estuda-se muito tentando resolver a equação entre bom preço e boa qualidade, pois muito dinheiro vai entrar na TV paga. Os investidores estrangeiros estão muito interessados, acaba sendo ingenuidade pensar que novos programas não vão rolar.

Outra característica desse mercado é a necessidade de constantes investimentos em tecnologia. Há sempre uma novidade em recursos para produções em vídeo. E, quase sempre os produtos são fabricados fora do país. Usam-se mais expressões em inglês nesse meio, do que no mercado financeiro. Outra característica: parece haver uma lei proibindo que alguém fale numa velocidade normal. Quase todos falam apressadamente, engolindo sílabas, numa eterna correria.

Tudo para que , ao final do trabalho, alguém possa acomodar-se na poltrona da sala e assistir, calmamente, ao resultado de boas horas de estresse.

Concorrência
Nossos principais concorrentes serão ao emissoras de TV de canal aberto que possuem estúdios próprios, e que trabalham com um forte acompanhamento de marketing de seus produtos. As agências de publicidade de grande porte que possuem estúdios de gravação e produtoras em geral.

Propaganda
Nesse mercado as propagandas são veiculadas em anuários, publicações especificas da área como: guias de fornecedores, revistas de criação e equipamentos, e sites; onde o cliente pode adquirir todas as informações sobre a empresa.

A imagem que as empresas desse segmento procuram transmitir são sua capacidade de produção, a alta tecnologia de seus equipamentos e a especialização de seus profissionais.

Crescimento
A tendência nacional do mercado televisivo é de seguir o que já vem acontecendo nos EUA, abrir espaço para as produtoras independentes nos canais abertos e por assinatura; isso vem acontecendo pois, baseados em pesquisas de aceitação, especialistas chegaram a conclusão de que quando só as transmissoras produzem há apenas uma única opinião sendo veiculada.

O mercado brasileiro de produtoras vem trabalhando apenas em co-produções com emissoras, que após essa união, viram seus custos diminuírem, o que vem realçar mais uma vez a tendência que fará com que muitas produtoras , como a MAP, possam entrar cada vez mais nesse restrito mercado, antes habitado por grandes centros de produções.

Oportunidades
A terceirização é uma grande oportunidade de crescimento para as produtoras, pois as grandes emissoras procuram cada vez mais reduzir os custos da produção com parcerias. Os custos de produção são tão altos que as emissoras de televisão brasileira, tem contratado parcerias pequenas - algumas até sem funcionários - para se livrar de tais custos. Programas de variedades, entrevistas, noticiários, culinária e até novelas acabam movimentando um mercado com alto nível de adrenalina. O mercado mudou radicalmente com a entrada da TV paga para as produtoras, sendo que a venda de assinaturas está diretamente ligada a qualidade de programação.

Outra grande oportunidade para as produtoras é de comprar espaços na grade de programação de emissoras e poder comercializar inserções com empresas privadas que estão interessadas em anunciar em seus programas, fazendo com que as emissoras não corram o risco de ir atrás dos patrocinadores e gerando ótima oportunidades de negócio para a produtora.

O período eleitoral possibilita grandes oportunidades de negócios para as produtoras, sendo uma época, que gera muitas campanhas, envolvendo o meio televisivo. Segundo pesquisas, muitos dizem ser o melhor período para as produções.

Outro ponto importante que gera oportunidade é a segmentação de canais e o crescimento de TV’s comunitárias que resultarão em uma maior solicitação. Consideramos também o desenvolvimento das leis de incentivo cultural do país que se bem utilizadas, viabilizam sensivelmente projetos independentes.

Ameaças
A principal dificuldade enfrentada por produtoras é adequar os recursos disponíveis com a realidade dos custos que envolvem a produção de um programa de qualidade. Apesar de considerar as perspectivas de mercado boas, as produtoras estrangeiras estão bem a frente das nacionais, por terem mais tradição e produzirem para os mercados externos.

As grandes produtoras nacionais, que trabalham com estrangeiras em sistemas de co-produção, estão vendo o seu mercado diminuir ou estagnar-se. Agências e produtoras internacionais vem através das paisagens do verão austral, da variedade étnica e de um trabalho de boa qualidade. Vinham também atrás de custos baixos. Nos últimos tempos, porém, a concorrência de outros países latino americanos e até da Austrália e da África do Sul, basicamente por causa do preço da produção que vem sendo sentida.

Segundo levantamentos feitos nos últimos anos, a filmagem de comerciais estrangeiros no pais, tem diminuído em média entre 30% e 40%, devido ao custo de produção no Brasil, e significativamente mais elevado do que em outros países latinos. Isso ocorre devido aos país latino-americanos serem isentos de produções estrangeiras, e o fato de que as produtoras brasileiras apresentarem um orçamento mais elevado, chegando de 25% a 30% com relação ao custo total dos países latino-americanos.

A variação cambial na compra de novos equipamentos é um outro fator que influencia diretamente a produção. Atualmente com o aumento do dólar, praticamente dobrou o valor dos equipamentos, dificultando o investimento em novas tecnologias dentro dessa área.

O fato do mercado ser muito restrito nesta área, dificulta a possibilidade de novos clientes pois grandes projetos só são direcionados a produtoras que possuem profissionais já reconhecidos.
A sazonalidade seria uma possível ameaça, pois o mercado de produtoras possui picos freqüentes de produção.

Objetivos
Os objetivos da MAP são:
  • Lançar-se no mercado com um projeto de parceria;
  • Estabilizar-se no mercado brasileiro no prazo mínimo de 5 anos.
  • Implementar no mercado a prática de assessoria de marketing direcionada para área televisiva.
  • Expandir a prática de terceirização e parceria de produção junto às emissoras de televisão.
  • Posicionar-se no mercado publicitário de produções.
  • Expandir-se no mercado internacional.
  • Segmentar os seus serviços.
Estratégias e Táticas

Gerais
O principal objetivo mercadológico da MAP será envidar esforços competitivos no sentido de lançar, ampliar e manter a participação de nossa empresa no mercado. Para alcançar tal objetivo, será necessário coordenar todos os componentes e técnicas considerando a função de marketing dupla:
  • encontrar o caminho mais curto que leve ao mercado nossos serviços;
  • introduzir nossos serviços e fazer com que um maior número de empresas solicitem-os correlacionando o conhecimento e a distinção das variáveis controláveis e incontroláveis nas decisões de marketing da MAP.
Em suas peças publicitárias a MAP pretende passar todos os seus serviços de forma a demonstrar toda a sua capacidade de produção e seriedade no desempenho de seus projetos.
Os meios de veiculação a serem usados por nossa empresa, serão os anúncios em revista, divulgação do meio e em páginas na internet; que são os meios mais apropriados e indicados para que possamos atingir com clareza e agilidade nossos futuros clientes.

Ao introduzirmos nossos serviços no mercado, investimentos serão concentrados no lançamento de um programa de televisão. Através da parceria feita com a TV Atitude, estaremos demonstrando por meio de um programa desenvolvido para o público jovem, "Garagem Provisória", toda a nossa capacidade de produção, tanto na área de marketing quanto na de produção artística, criando com isso em nossos futuros clientes, a necessidade de conhecer e requisitar nossos serviços em seus futuros projetos. Juntamente com isto, estaremos reforçando nossa atuação no mercado com a atuação do nosso contato publicitário que trabalhará com marketing de relacionamento e técnicas de relações públicas tendo por objetivo tornar a relação com os clientes e representantes comerciais mais produtiva e transparente possível.

Seremos uma prestadora de serviços limitada ao mercado televisivo, mantendo toda dedicação e preocupação visada somente em uma área de atuação, prestando serviços para sustentação de seus projetos, tais como pesquisas de aceitação, assessoria de marketing e merchandising.

A MAP irá oferecer principalmente ao mercado televisivo, um serviço de agilidade e de qualidade em suas produções, aproveitando o fato da maior parte das emissoras de televisão abertas, cederem espaços para produções independente, com o objetivo de reduzir custos e manter a qualidade.
Após sua estabilização dentro do mercado brasileiro a MAP espera atingir o mercado internacional através de contatos no exterior e realizando inicialmente algumas co-produções.

A longo prazo a MAP possui um planejamento de segmentação de seus serviços dividindo-se em núcleo de assessoria e outro específico de produção implantando suas técnicas práticas e o serviço de qualidade que pode oferecer.

Estratégia de Assessoria
Toda ação mercadológica que a MAP realizará em seus projetos constarão alvos quantificáveis ou não para avaliação dos seus desempenhos. Para isso a MAP adotou um padrão de medida de avaliação de desempenho que será adaptável a qualquer tipo de projeto televisivo. Esta avaliação se iniciará através de um plano de coletas de dados que será a chave para obter informações básicas de cada projeto para a elaboração do Plano de Assessoria de Marketing. Para agilizar a coleta de dados e facilitar a interpretação para uma rápida tomada de decisão, a MAP utilizará um check listque analisará os seguintes pontos:
  1. O meio ambiente do Projeto: com a função de analisar a influência de indicadores muitas vezes políticos e econômicos (modificações e implicações); tecnológicos (inovações necessárias); sociais (tendência do mercado segmentado).
  1. Missão do Projeto: o projeto possui uma definição concreta e coerente em relação a seus objetivos, transmitindo a imagem desejada? E quais estratégias vem sendo utilizada para tal resultado?
  1. Concorrência: uma análise crítica, considerando imagem, desempenho e participação, relações com intermediários, custos, esforços de comunicação e mídia dos concorrentes diretos.
  1. Participação no Mercado: qual é a aceitação ou pré - aceitação do mercado segmentado para o projeto analisado, há participação?
  1. Composto de marketing: do projeto: análise de toda estrutura mercadológica que vai desde a sua comunicação visual (cenografia, figurino, apresentadores)até ao plano de comunicação (propaganda, merchandising, promoção de vendas)
Para aplicação do padrão de desempenho a MAP levará em conta que cada projeto tem um público específico, pontos de merchandising já definidos, seguindo uma filosofia pré estabelecida pela transmissora e deverão sofrer alterações essas características, mas possam deixar para traz sua concorrência.

Esse padrão será aplicado pelo Supervisor de Projetos Mercadológicos que através de pesquisas de aceitação, concorrência e hábitos e atitudes solicitadas a terceiros que coletará dados para o desenvolvimento do plano de assessoria de marketing com uma ação corretiva a curto, médio e longo prazo (de acordo com a necessidade do projeto) e com apresentação periódica (o período também varia de acordo com o projeto) de relatórios diagnósticos sobre o desempenho do projeto com aplicação da assessoria este será feito pelo tempo que o cliente solicitar.

Estratégia de Comunicação:
A MAP possuirá vários contatos com o público diferentes, com objetivos diferenciados, e por conseguinte, com diversas formas de comunicações. O plano de comunicação utilizado pela MAP tem por objetivo a informação de conhecimento e de educação, com um fim social, utilizando técnicas para conseguir a boa vontade e a cooperação das pessoas com as quais nossa empresa necessita.

Para a MAP, o mais importante é antecipar as dificuldades e considerar as atitudes ou percepções negativas do público. Para isso, nossa empresa analisou cada relação de comunicação, identificando algumas perturbações e estabelecendo soluções
  • Comunicação Interna: Muitas vezes há uma certa falha na comunicação ligada a própria empresa como serviços de má qualidade, falta de atenção, enganos freqüentes, quebra de prazo, falta de comunicação e informação entre os funcionários. A MAP utilizará como diagnóstico reparar falhas, procurando sempre melhorar a qualidade, agindo com rapidez, segurança e eficiência em seus serviços, além de possuir um sistema de comunicação interna organizado e de fácil acesso.
  • Comunicação Externa: Os possíveis clientes da MAP poderão mostrar-se com relação a empresa favorável, indiferente ou agressivo. Se favorável, nossa empresa não desmentirá a expectativa do cliente, mantendo-a e se possível aumentar a simpatia. Se indiferente ou agressivo é necessário que a MAP saiba se é bem conhecida pelo cliente e se poderá oferecer tudo aquilo que ele deseja.
Estratégias de Lançamento
O contato publicitário estabelecerá uma campanha de lançamento para divulgação da MAP e de seu projeto Garagem Provisória, concentrando-se em dois objetivos: construir a imagem da MAP e de seus projetos, induzidos possíveis clientes a ação.

Para iniciar esse trabalho a MAP, estará promovendo um coquetel de inauguração da empresa nas suas próprias dependências com o auxílio de uma empresa especializada em eventos para a organização em geral.

Para essa estratégia foram estabelecidos alguns pontos:
Objetivo: Apresentar a empresa, seus serviços e projeto de lançamento.
Projeto: Demonstrar toda a capacidade de seus serviços através da produção do Garagem Provisória.
Público: I
Interno - funcionários
Externo - Agências de publicidade de pequeno e médio porte, jornalistas, representantes de canais abertos e fechados, grupos econômicos culturais e de pressão.
Meios para Alcance:
Diretos: definição do mailing para envio do convite, com carta de apresentação da empresa, com RSPV.
Indiretos: mídias de massa, relação com a imprensa.

O coquetel estará acontecendo no estúdio da MAP no dia 11/04/99 a partir das 20:00 h e pretende atrair um número equivalente a

Após o coquetel o contato publicitário manterá contato com tais empresas participantes do evento, realizando uma pesquisa socióloga para saber se os objetivos estabelecidos pela MAP foram alcançados e dar início ao seu trabalho de comunicação como estratégia de vendas da empresa.

Estratégia de Vendas

Cliente X MAP

A MAP transmitirá todas as informações necessárias através de publicações especiais, como sites na internet e publicações em anuários, para despertar o interesse do cliente. As solicitações de propostas geralmente serão feitas por telefone ou via correio eletrônico. Se por telefone, a telefonista deverá ser extremamente simpática e estar muito bem informada para transferir a situação do cliente a pessoa encarregada. Se por correio eletrônico, a MAP terá um modelo de formulário onde o cliente especifica o seu contato com a empresa e de controle direto do contato publicitário da empresa.

MAP X Cliente
Neste caso o contato publicitário estabelecerá um mailing com todas as empresas nas quais poderão solicitar nossos serviços. Logo em seguida enviará um folder demonstrando toda sua estrutura e seus serviços ao contato responsável pela área. Após esta etapa o contato realizará um feedback registrando se a empresa recebeu o folder e agendar uma visita de apresentação mais completa de nossos serviços. Importante ressaltar que a MAP estará em constante atualização de cadastro de fornecedores que vais desde equipamentos para produção até o casting de apresentadores, solicitando-os a diretoria as devidas inovações.

A MAP estará sempre presente em todos os eventos da área como festivais de cinema, de publicidade e propaganda, de feiras e equipamentos para produção artística, representada pelo seu contato publicitário ou algum outro representante, sempre com alguma identificação da empresa e simpatia.
Trabalhamos com uma política de comercialização onde o orçamento somente poderá ser apresentado após o fornecimento de dados através de briefing, que será analisado e viabilizado por nossa coordenadora geral de projetos artísticos, diante a isso o cliente é chamado para uma reunião para que haja esclarecimentos adicionais diante o projeto.

A MAP - Megalomania Assessoria e Produções reserva - se o direito de não aceitar o pedido de trabalhos cujo o conteúdo promova qualquer tipo de discriminação racial, social ou política.
Segue abaixo a previsão de capacidade de serviço para cada segmento específico.

Previsão de Serviços
Segmento
1º ano
2º ano
3º ano
4º ano
5º ano
Projetos para TV
45%
48.9%
47.8%
48.2%
53.2%
Projetos Publicitários
6.6%
15.6%
14.1%
16.6%
16%
Clips Musicais
2.1%
7.9%
4.9%
6.2%
5.3%
Projetos Institucionais
15%
27.6%
11.3%
25%
13.2%
Campanhas políticas
31.3%
0%
21.8%
0%
36%
Produções Internacionais
0%
0%
0.1%
3%
8.7%

A partir do ano de lançamento da MAP juntamente com o programa televisivo Garagem provisória, estaremos nos destacando através deste projeto no mercado televisivo que corresponde a 45% da nossa capacidade de produção, abrindo espaços para projetos publicitários que estarão em maior atividade nos anos que não houverem campanhas eleitorais.

Nos períodos de baixa produção, a MAP estará em busca de gravadoras interessadas no lançamento de clips musicais que possuem um custo reduzido em relação a outros serviços e amenizam a escassez de projetos. Correspondendo em média a 5,28% no período de 5 anos. O contato publicitário estará em constante visitas a grandes empresas, em busca de projetos institucionais que segundo a nossa previsão corresponderá em média a 18,42% em 5 anos. As eleições serão uma grande oportunidade para a MAP, que além de produzir as propagandas eleitorais estará prestando os serviços de assessoria de marketing, sendo um dos principais serviços da MAP após as produções televisivas, correspondendo a 17,82% em média. A longo prazo a MAP espera em seu quarto ano de funcionamento, iniciar o desenvolvimento de projetos internacionais através de contatos no exterior, inserindo-se no mercado exterior, gradativamente.

Segue abaixo um gráfico de barras representando os primeiros 5 anos em relação de projetos previstos pela MAP para cada segmento específico.


Estratégia de Produção Artística
A MAP estabeleceu alguns padrões para produção artísticas com as seguintes premissas:
  • projeto precisa ser definido e compreendido para que se possa desenvolver estratégias de produto ( projeto) no marketing mix.
  • O desenvolvimento de novos projetos é de importância fundamental para bons resultados da empresa, isto é, alcançar e sucesso.
  • O desenvolvimento e a Coordenadoria Geral de Projetos a partir de uma perspectiva global requerem o reconhecimento das influências culturais que ditam as características do projeto e a percepção de "novidade" que o mercado terá do projeto.
O principal propósito do marketing, é a análise do meio ambiente, a geração e uso de informações e a análise dos mercados e do comportamento consumidor proporcionam a base para todas as áreas estratégicas do processo decisório. Serão investigadas áreas específicas de decisão nas quais o gerente terá que analisar cada aspecto do processo de marketing para então, decidir como melhor executar o processo de forma a satisfazer os clientes e gerar uma boa imagem para a empresa, e consequentemente, lucros.

Definição do Projeto
Todo projeto solicitado pode ser descrito pela empresa que o produz. Para decisões estratégicas, entretanto, a definição de "projetos" há de ser feita de uma perspectiva mais compreensível. Antes de dar início à decisões e ao planejamento estratégico na área do projeto, é necessário que a empresa reconheça e examine todos os significados potenciais associados ao projeto, especialmente da perspectiva do consumidor.

Um projeto é produzido para servir os consumidores e proporcionar resultados claros e identificáveis. Os profissionais de mercado mais preparados percebem que os consumidores domésticos e os compradores empresarias buscam mais do que características funcionais num projeto. Eles olham muito além da mera função do projeto, buscando os benefícios de uso ou a satisfação emocional que dele podem obter.

Desenvolvimento de Novos Projetos
Uma tarefa primordial desta Coordenadoria é buscar continuamente o desenvolvimento de novos projetos e coordenar a melhora e a viabilidade dos projetos já existentes. Para que uma empresa continue crescendo, deve-se organizar para esses novos projetos. É preciso avaliar com atenção o desempenho dos projetos já existentes de modo que as decisões de mudança do projeto ou de novos possam ser tomadas prontamente e nos momentos oportunos.

A importância do desenvolvimento de novos projetos, é que um dos primeiros requisitos para a criação de um bem sucedido de desenvolvimento é necessário para a melhora e ao crescimento futuro da empresa. Em marketing, a maior capacidade de identificar os desejos competitivos transformou as questões de desenvolvimento e a Coordenadoria de Projetos em fatores necessários à sobrevivência e ao crescimento da empresa. As empresas devem estar preparadas a responder rapidamente às necessidades do consumidor e nas ações e reações da concorrência.

O ciclo de vida do projeto
Uma ferramenta gerencial que costuma ser de utilidade para o planejamento estratégico de marketing é o conceito de ciclo de vida do projeto. Os mercadólogos tem observado ao longo do tempo uma tendência de novos projetos ganharem aceitação do mercado, amadurecer, envelhecer e por fim morrer.

E nesse estágio do ciclo de vida que as empresas que lançam reais inovações precisam estar alerta às necessidades de estimulo da demanda primária. Esse é o processo de educar os consumidores quanto ao valor da categoria de produto em geral em vez de se concentrar na comunicação das características específicas do produto. A grande maioria dos projetos que não tem sucessos ocorre no estágio introdutório.

Produtos que passam pelo estágio introdutório avança para o estágio de crescimento do mercado. O início dessa fase é marcado por um rápido aumento na curva de vendas, no caso do nosso projeto é o aumento da audiência. Este estágio é chamado como período da "decolagem". Aqui, este estágio caracteriza-se pela tentativa de outros copiarem as particularidades do projeto bem- sucedido e 
ganhar parte do mercado, isto significa aumento de concorrentes.

Após o mercado de massa ter adotado o projeto, começa o estágio de maturidade. Aumento em ritmo decrescente da audiência, e diminui o número de novos usuários ou adotantes. A empresa concentra sua estratégia de marketing na conquista e na manutenção da lealdade à marca. O marketing mix coloca sua maior ênfase nos esforços promocionais para manter o momento de mercado daquela marca.

O estágio de declínio começa a declinar. Este fato começa a indicar que os concorrentes mais fracos estão sendo eliminados do mercado.

 Plano de Investimentos
O plano de investimentos da MAP visa a aplicação do lucro líquido da empresa, após o segundo ano de funcionamento. Nesse plano serão avaliados o critério de escolha para melhor aproveitamento desses recursos a curto, médio e longo prazo.

A MAP utilizará 20% do lucro da empresa no investimento de equipamentos. A atualização contínua de novas tecnologias proporcionará a MAP produzir com maior qualidade e tornar-se mais competitiva.

A cada ano destinaremos 10% do lucro estimado para os próximos anos para a compra de novos espaços físicos, como novos estúdios, novas filiais em outros estados ou países e na construção do nosso núcleo de assessoria de marketing. Investiremos também na contratação de profissionais qualificados para o nosso quadro de funcionários.

Balanço Patrimonial ( Fictício )

Balanço patrimonial de abertura da MAP
1. Ativo
  1. Ativo Circulante
Caixa: R$ 40.000,00
Banco Conta Movimento: R$ 694.553,60
TOTAL: R$ 796.370,43
  1. Ativo Permanente
Ativo Imobilizado:
Móveis e Utensílios: R$ 125.134,00
Imóvel: R$ 100.000,00
Veículos: R$ 73.000,00
Equipamentos: R$ 654.182,16
Depreciação (-): R$ 95.231,61
TOTAL: R$ 952.316,60
Total Geral do Ativo: R$ 1.686.687,24
  1. Passivo
  1. Passivo Circulante.
  1. Patrimônio Líquido
Capital R$ 1.686.687,24
Total Geral do Passivo: R$ 1.686.687,24

Lançamento
A MAP estará realizando suas atividades a partir de dezembro de 1.999.

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