Cinco por Cento
Durante uma aula numa faculdade de medicina, logo após um feriado prolongado, os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e assim, a excitação era geral. O professor entrou na sala e viu que seria difícil conseguir silêncio e atenção dos estudantes. Com paciência, tentou começar a aula várias vezes, mas não conseguiu.
Constrangido, o professor tornou a pedir silêncio. Nada adiantou. Os alunos continuavam conversando. Foi aí que o professor perdeu a paciência e falou:
- Prestem atenção porque não vou repetir. Desde que comecei a lecionar, descobri que nós, professores, trabalhamos apenas cinco por cento dos alunos de uma turma. Em toda a minha carreira, observei que, de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de uma forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros noventa e cinco por cento servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
A sala finalmente estava silenciosa e os estudantes, atentos. O professor continuou:
- O interessante é que esta porcentagem vale para todo mundo. Se vocês prestarem atenção, vão ver que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são realmente especiais.
Os alunos escutavam tudo com a atenção e foi, então, que o professor concluiu:
- É uma pena não termos como separar estes cinco por cento do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nessa sala e colocaria os demais para fora. Então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente, não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos a aula de hoje.
LIÇÃO DE VIDA:
Se não tentarmos ser especiais em tudo o que fazemos, se não tentarmos fazer tudo da melhor maneira possível, com certeza, sobraremos na turma do resto. Por isso, seja especial e faça a diferença. Só depende de você!!!
Autoria Desconhecida, obtido em 26 de fevereiro de 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário