Prof° Derville Allegretti - Breve Biografia - EMEFM Professor Derville Allegretti

EMEFM Professor Derville Allegretti

Blog destinado aos Alunos e Ex-Alunos, Funcionários e demais pessoas que passaram pela Escola Municipal Professor Derville Allegretti,localizada na zona norte de São Paulo desde 1970 até os dias atuais.

PUBLICIDADE

- PUBLICIDADE -

FRASE DO DIA

- PUBLICIDADE -

19/12/2008

Prof° Derville Allegretti - Breve Biografia

Prof° Derville Allegretti - Breve Biografia


Derville Allegretti nasceu em 24 de agosto de 1900 em Resende (RJ).

Era filho de César Allegretti, imigrante italiano, e de Artemísia Sgarbi Allegretti. Veio morar com a família na Capital, com a apenas 1 ano de idade. Estudou na escola pública do bairro da Mooca.

Diplomou-se contador pela Escola de Comércio Álvares Penteado, em 1920, tendo cursado, simultaneamente, o secundário no Instituto de Ciências e Letras. Nesse mesmo ano, iniciou no jornalismo como colaborador do Correio Paulistano. Em 1923, diplomou-se professor pela Escola Normal de São Paulo e, a partir dessa época, lecionou Matemática Financeira e Português em vários estabelecimentos de Ensino Técnico Comercial.

Em 1932, bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo e tornou-se perito judicial. Nesse mesmo ano, participou da Revolução Constitucionalista.

Em 1940, fundou a Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo, da qual também foi diretor.

Em 1944, elegeu-se presidente do Sindicato dos Proprietários de Escolas de Comércio de São Paulo, cargo que exerceu até 1946, quando passou a integrar a diretoria da entidade. Filiou-se ao Partido Republicano e foi eleito vereador em São Paulo.

Em 1950, elegeu-se deputado estadual pelo Partido Republicano. Em 1951, assumiu uma cadeira na Assembléia Paulista, tendo participado das Comissões de Constituição e Justiça, de Educação e
Cultura e de Assistência Social. Foi líder de seu partido em 1951 e 1954, permancendo na Assembléia Paulista até 1962. Ocupou o cargo de secretário do Interior no governo de Jânio Quadros.

Publicou livros, tais como: A Reforma Ortográfica (1943), A Reforma do Ensino Comercial (1950), Trabalhos e Realizações na Câmara Municipal e na Assembléia Legislativa de São Paulo. Foi presidente honorário de Associações ligadas à educação e ao esporte.

Foi casado com Aurora Borges de Oliveira Allegretti.

Fonte: Prefeitura de São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Página inicial

- PUBLICIDADE -